MÁQUINA DE FIXAÇÃO DE SALTOS PARA FÁBRICAS DE ARTEFATOS DE COURO
A FU/10/4 è uma máquina de fixação de saltos projetada exclusivamente para fabricantes de artefatos de couro. Existe no mercado há cerca de 20 anos e é continuamente aperfeiçoada. Satisfaz plenamente as exigencias de trabalho verificadas na moderna fábrica de artefatos de couro.
matriciExiste, com efeito, como opções, travamentos para saltos altos e baixos e 3 matrizes de encrave intercambiáveis; a troca de matriz requer menos de 1 minuto.
Os comandos e os acionamentos da máquina são totalmente pneumáticos, com exceção do multiplicador de pressão óleo-pneumático que aciona o pressor de bloqueio do salto. Tal sistema permite um avanço veloz de acostamento em baixa pressão e uma regulagem muito ampla do sucessivo percurso de prensagem. Isso ocorre, a fim de evitar que a estrutura de saltos finos ceda, como também para dispor de uma grande força de pressão em saltos grossos, conseguindo, ainda, imprimir as marcas debaixo do salto, em meio a impressões aplicadas na parte inferior do próprio pressor e, assim, ao mesmo tempo do ciclo.
A prensagem do bordo da sola até o salto è feita por uma chapa que auto regula a altura para as diversas espessuras ou pela ausencia da aba de couro e age com uma força regulável do painel de comando.
Para abas de couro particularmente delicadas, com alma ou serrilha vertical, estão disponíveis chapas especiais emprensa-abas com canais que permitem pressioná-los como se fossem planos. A fixação è efetuada com 10 rebites (seção 12, comprimento de 6 a 28 mm, lisos, helicoidais ou cilíndricos) que se pode excluir à vontade.
È possível excluir o carregamento dos rebites de maneira a poder apenas fazer a prensagem.
O comando do início da operação è feito a partir de uma botoeira que faz parte da pinça acionada na parte posterior da sola, quando inserida manualmente pelo operador, com o salto já acoplado na própria pinça, que procura centralizá-la, sustentá-la durante toda a operação e a descarregá-la sobre um plano lateral, enquanto o operador prepara a sola seguinte.
Especial atenção foi dedicada a fim de evitar desperdício de energia, seja com o emprego do multiplicador de pressão, seja com uma regulagem do grupo martelos que aceita consumir ar comprimido proporcionalmente ao número e ao tamanho dos rebites usados.
A FU/10/4 foi projetada e construída com tecnologia e materiais tais que asseguram uma alta confiabilidade de funcionamento e durabilidade, com uma redução de manutenção.

DADOS TÉCNICOS

FORÇA DE PRESSÃO sobre os saltos: 0.2-4t
REBITES empregados: no. 0-10; lisos – helicoidais – cilíndricos;
seção 12, comprimento 6-28 mm, cabeça 0 4 mm.
PRODUTIVIDADE (depende do tipo de trabalho):
400-600 pares/h com salto e sola já acoplados (1 máquina mais 2 operadores)
250-400 pares/h com salto e sola a acoplar (1 máquina mais 1 operador)
ALIMENTAÇÃO:
- ar comprimido 7 bar – consumo de 10,7 a 21,8 l/operação (o consumo depende da regulagem e em seguida, das características do trabalho)
- energia elétrica 220 volts monofase – consumo 50 V A

DIMENSÕES: mm 1070 x 740 x 2000 h
PESO LÍQUIDO: 0,4 t

Os dados e características podem ser variados sem pré-aviso.